Organizadores esperam 1 milhão de pessoas na parada LGBT em Copacabana

13/10/2013 - 12h08

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Cerca de 1 milhão de pessoas são esperadas na tarde de hoje (13) na 18ª Parada do Orgulho LGBT (sigla para lésbicas, gays, bissexuais e transexuais) na Praia de Copacabana, na zona sul do Rio. A estimativa é do presidente da organização não governamental Arco-Íris, Júlio Moreira, um dos organizadores da passeata.

Segundo ele, a primeira parada oficial no Rio de Janeiro ocorreu em 1995, durante encontro internacional de gays e lésbicas. Dois anos antes, em 1993, cerca de 20 pessoas haviam se reunido em um ato que seria o embrião da Parada LGBT.

“As paradas contribuíram para a visibilidade da comunidade que, até então, vivia dentro do armário. Em 1995, tivemos uma parada com 1.200 participantes. Hoje, você tem manifestações no Rio e em São Paulo, uns dos maiores eventos comunitários do Brasil”, disse Moreira.

A parada está prevista para começar às 13h, na Avenida Atlântica, em Copacabana. Foram montadas tendas para prestação de serviços ao público LGBT. O Programa Rio Sem Homofobia, do governo do estado, instalou uma tenda com duas salas para atender a população com advogados, psicólogos e assistentes sociais. A Defensoria Pública também montou uma tenda para atender ao público LGBT.

 

Edição: Beto Coura
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil