Da Agência Lusa
Nova York – O Conselho de Segurança das Nações Unidas autorizou hoje (11) uma missão conjunta da Organização para a Proibição das Armas Químicas (Opaq) e da ONU para supervisionar a destruição do arsenal químico da Síria.
Os 15 membros do conselho aprovaram uma carta na qual se pede formalmente à Opaq (que venceu hoje o Prêmio Nobel da Paz) a criação de uma missão conjunta, proposta pelo secretário-geral, Ban Ki-moon, e que será composta por uma centena de especialistas.
A verificação e destruição do arsenal químico do regime de Bashar Al Assad será feita por meio de uma operação em três fases, que começou há alguns dias e que se espera estar concluída antes de 30 de junho de 2014.
Na quinta-feira o Conselho de Segurança tinha apoiado a iniciativa e concordado que o aval da ONU seria dado por carta e não por meio de uma resolução, para poupar tempo.
No final de setembro o Conselho de Segurança tinha aprovado uma resolução exigindo a eliminação do arsenal químico sírio até o meio do próximo ano.
Peritos ficarão na Síria por um ano para garantir destruição de armas
Paz na Síria deverá ser discutida em conferência no próximo mês
Arsenal químico da Síria começa a ser destruído, confirma ONU
Bashar Al Assad concorda em promover eleições presidenciais na Síria em 2014
Síria: ONU diz que houve “progressos encorajadores” dos inspetores de armas químicas