Servidores das agências reguladoras assinam acordo salarial com o governo

10/10/2013 - 21h10

Mariana Branco
Repórter da Agência Brasil

Brasília- Servidores das agências reguladoras assinaram hoje (10) acordo com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão aceitando reajuste de 15,8% parcelado até 2015. Trata-se do mesmo percentual ofertado a outras categorias do serviço público federal após a campanha salarial de 2012. A maioria aceitou e fechou acordo com o governo. Como os servidores das agências reguladores só aderiram à proposta agora, receberão o aumento dividido em duas parcelas em vez de três como os demais servidores.

Segundo informações do Ministério do Planejamento, serão incorporados 10,25% do aumento em janeiro de 2014 e 5% em janeiro de 2015. O impacto orçamentário será R$ 226 milhões. De acordo com o presidente do  o Sindicato Nacional dos Servidores das Agências de Regulação (Sinagências), João Maria Medeiros de Oliveira, com a incorporação dos recursos destinados à gratificação de qualificação, o percentual de reajuste chega a 19,5%. Além disso, a partir do próximo ano, a gratificação será extinta e o seu valor será universalmente incorporado aos vencimentos.  Será criado, ainda, um grupo de trabalho para discutir a reestruturação de carreiras nas agências reguladoras.

Os funcionários, que aderiram à paralisação geral do serviço público no ano passado, este ano ameaçaram entrar em greve mas não chegaram a deflagrar o movimento.  Em sua página na internet, o Sinagências informou a assinatura de acordo com o governo. Para João Maria Medeiros de Oliveira, “o acordo apresenta, dentro do que foi possível, um avanço”.

Edição: Fábio Massalli // matéria atualizada às 18h17 do dia 11h10 para acréscimo de informações

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil