Vice da Comissão Europeia vem ao Brasil para incrementar cooperação industrial

09/10/2013 - 14h00

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O vice-presidente da Comissão Europeia, responsável pela área de indústria e empreendedorismo do bloco, Antonio Tajani, desembarca amanhã (10) em Brasília, onde ficará por dois dias. O objetivo é ampliar as parcerias para a cooperação industrial entre a União Europeia e o Brasil, segundo assessores, reforçando as oportunidades de negócios.

O Brasil atrai 40% dos fluxos de investimento direto estrangeiro (IDE) da União Europeia destinados à América Latina. Os fluxos de investimento direto brasileiros para a União Europeia decresceram, passando de 10,2 bilhões de euros, em 2010, para 3 bilhões de euros, em 2011.

A União Europeia está entre os principais parceiros comerciais do Brasil, que por sua vez é o maior parceiro comercial do bloco na América Latina. Em 2011, o comércio do Brasil com a União Europeia representou 37% do comércio total do bloco com a região e 43% dos investimentos na América Latina.
 
Em Brasília, Tajani terá reuniões preparatórias à reunião ministerial do Grupo de Trabalho da União Europeia e o Brasil, que ocorrerá em Bruxelas (Bélgica), em fevereiro. O grupo foi criado para  analisar as possibilidades econômicas entre o Brasil e o bloco. As áreas em discussão são os contatos empresariais, a exploração da cooperação industrial e o apoio às  micro e pequenas empresas.

Tajani deverá se reunir com os  ministros Fernando Pimentel (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), Luiz Alberto Figueiredo (Relações Exteriores) e Aloizio Mercadante (Educação), além do secretário executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luiz Antonio Rodrigues Elias, e do  presidente da Empresa de Planejamento e Logística, Bernardo Figueiredo.

Os dados sobre o comércio indicam um ligeiro crescimento do conjunto dos fluxos comerciais bilaterais da União Europeia com o Brasil, de 75 mil bilhões de euros, em 2011, para 76,7 bilhões milhões de euros em 2012. No ano passado, 90% das exportações da União Europeia  para o Brasil foram produtos industriais — automóveis, aeronaves, produtos químicos e itens classificados como outra maquinaria. O equipamento de transporte e as máquinas constituíram 49% das exportações e os produtos químicos representaram 21%.

Os produtos primários, como os alimentos, as bebidas e as matérias-primas — soja em grãos, bagaço de óleo de soja, minério de ferro, café e petróleo bruto — representaram mais de 70% das importações na União Europeia oriundas do Brasil. Os óleos brutos representaram 35% das exportações do Brasil para a UE. O Brasil continua a ser o maior fornecedor da UE de produtos agrícolas.

A Comissão Europeia, presidida pelo português José Manuel Durão Barroso, tem entre outras funções propor novas leis ao Parlamento Europeu e ao Conselho da União Europeia e ainda acompanhar a execução das políticas e dos fundos da União Europeia.

Edição: Davi Oliveira

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil