Venezuela e Paraguai iniciam retomada de relações diplomáticas

09/10/2013 - 22h17

Leandra Felipe*
Correspondente da Agência Brasil/EBC

Bogotá - O chanceler venezuelano, Elias Jaua, informou hoje (9) que as relações entre a Venezuela e o Paraguai serão totalmente restabelecidas. Ele se reuniu em Assunção, capital paraguaia, com o ministro das Relações Exteriores daquele país, Eladio Loizaga. As relações estavam rompidas desde o impeachment de Fernando Lugo do cargo de presidente do Paraguai, em julho do ano passado.

A saída de Fernando Lugo foi considerada pela Venezuela como uma ruptura democrática na América do Sul. Ao mesmo tempo, o Paraguai questiona a participação venezuelana como membro pleno no Mercosul.

Em uma entrevista à imprensa, na capital paraguaia, Jaua declarou que “existe vontade política para restabelecer plenamente as relações diplomáticas e superar o que seja necessário superar”.

De acordo com o chanceler, a Venezuela entregou ao governo paraguaio uma proposta para designar um embaixador venezuelano. “O presidente do Paraguai, Nicolás Maduro, quer evidenciar a vontade de restabelecer as relações diplomáticas ao mais alto nível de maneira imediata”, disse.

Jaua também defendeu o retorno do Paraguai ao Mercosul. “O mais conveniente para a região é que o Paraguai e a Venezuela estejam no Mercosul, e vamos trabalhar para que isso seja uma realidade. Da nossa parte, há vontade para isso”, destacou.

Por sua vez, o ministro paraguaio, Eladio Loizaga, disse que a visita de Jaua ao país representa a “melhor demonstração” da intenção da Venezuela em avançar no restabelecimento dos canais de comunicação entre os dois países. O primeiro passo, segundo Loizaga, será receber uma missão de empresários venezuelanos e ativar o intercambio na área econômica.

Sobre o regresso ao bloco, o presidente paraguaio, Horácio Cartes, havia declarado, em entrevista recente, que o Paraguai deverá voltar ao Mercosul no ano que vem.

 

*Com informações da Tv Multiestatal Telesur

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil