Santos pede que Farc acelerem negociações de paz na Colômbia

08/10/2013 - 21h54

Leandra Felipe
Correspondente da Agência Brasil/EBC

Bogotá – O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, pediu hoje (8) que as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) “acelerem o ritmo” das negociações de paz com seu governo em Havana, Cuba, e que apresente resultados antes do dia 18 de novembro, quando as processo de paz completará um ano.

“Espero que daqui até lá [18 de novembro], possamos obter novos resultados e mostrar que estamos avançando para o bem do processo”, disse em um evento direcionado às vítimas do conflito armado, em San Carlos, departamento de Antioquia.

Durante o ato de entrega de 500 cartas de indenização às vítimas do conflito na cidade, Santos também informou que avisará o país sobre sua intenção de candidatar-se à reeleição, apesar da incerteza quanto ao avanço dos diálogos pelo fim do conflito. No dia 25 de novembro termina o prazo legal para que ele anuncie se pretende disputar um segundo mandato.

O presidente disse que tem intenção de se candidatar novamente, mas com o cenário indefinido do processo de paz e apoio dos partidos quanto à continuidade da negociação, poderia recuar. Ele acredita que as Farc precisam avançar nas negociações com o governo para que as pessoas não cheguem ao “ceticismo” no processo. “Minha vontade é que aceleremos, porque as pessoas estão começando a desacreditar na negociação e me perguntam por que não chegaram a mais acordos”, disse.

Hoje as Farc declararam ter avançado no diálogo do segundo item da pauta, a participação política, mas disseram que ainda não há acordo sobre o tema, em discussão desde junho. Além das declarações públicas, Santos também articula-se entre os partidos que o apoiam no governo. Ele está fazendo consultas para verificar se teria apoio da base política em três cenários, caso a negociação não avance.

As opções que o presidente está discutindo com a base aliada seriam: continuar os diálogos durante o processo eleitoral; interromper definitivamente a negociação ou  congelar os diálogos durante as eleições.

Hoje em um café da manhã com representantes do Partido de la U, Santos conseguiu apoio para que o processo continue. O ex-partido de seu antecessor Álvaro Uribe quer que o processo continue, mas também pediu o compromisso de acelerar os diálogos.

Após romper relações políticas com Santos, Uribe anunciou a saída do partido de la U e criou um novo movimento de direita no país, o Centro Democrático. O ex-presidente inscreveu formalmente a legenda na Justiça Eleitoral colombiana e declarou sua intenção de candidatar-se ao Senado.
 

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil