Comissão que investiga atuação de diplomata na fuga de senador boliviano conclui segunda etapa de depoimentos

08/10/2013 - 14h33

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A comissão de sindicância, que avalia a atuação do diplomata Eduardo Saboia, responsável pela retirada do senador boliviano Roger Pinto Molina de La Paz (Bolívia), conclui na sexta-feira (11) a segunda etapa de depoimentos. Serão ouvidos o embaixador Clemente Baena Soares e o diplomata Elói Rittter Filho, da área de América do Itamaraty, e o ministro de carreira Haroldo de Macedo Ribeiro, que era assessor do ex-chanceler Antonio Patriota.

Para a próxima semana, serão ouvidos por videoconferência testemunhas que estão na Bolívia. Já prestaram esclarecimentos à comissão o próprio ex-chanceler Patriota, cujo depoimento ocorreu no dia 4 e durou quase quatro horas, o ex-embaixador do Brasil na Bolívia Marcel Biato e o diplomata João Pedro Corrêa Costa, responsável pelas comunicações entre a representação diplomática brasileira em La Paz e o Itamaraty.

A defesa de Saboia encaminhou solicitação para que Pinto Molina, que ficou 455 dias abrigado na Embaixada do Brasil na Bolívia, seja arrolado como testemunha pela comissão no processo que investiga a atuação do diplomata.

No dia 1º, Saboia retornou ao trabalho no Ministério das Relações Exteriores, o Itamaraty. Ele está lotado no departamento econômico da área de finanças. O diplomata ficou mais de um mês afastado das atividades, desde o final de agosto, quando Pinto Molina chegou ao Brasil.

Saboia é alvo de investigações de uma comissão de sindicância, formada por dois embaixadores e um auditor da Receita Federal. O grupo apura as responsabilidades do diplomata na retirada de Pinto Molina da Embaixada do Brasil na Bolívia. O diplomata é acusado de quebra de hierarquia. A defesa dele nega.

O parlamentar boliviano foi retirado da Bolívia rumo ao Brasil em uma operação organizada por Saboia em agosto, desencadeando uma crise diplomática. O então chanceler Antonio Patriota foi substituído por Luiz Alberto Figueiredo Machado. Em junho de 2012, o Brasil concedeu asilo diplomático ao senador, mas o governo boliviano não deu o salvo-conduto para ele deixar o país.

No Brasil desde o dia 23 de agosto, Pinto Molina é classificado como um “delinquente comum” pelo governo boliviano. O senador nega as acusações relativas a desvios de recursos públicos e corrupção. No total, são mais de 20 processos.

Edição: Davi Oliveira

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil