Com empresárias, Dilma inaugura exposição em Brasília

08/10/2013 - 23h19

Paulo Victor Chagas       
Repórter da Agência Brasil       

Brasília - A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (8), durante encontro com dezenas de empresárias brasileiras, que foi muito importante conversar com mulheres em situação de destaque em empresas. “Nós somos multifacéticas, somos variadas, representamos aqui as mulheres, tanto as empresárias, as presidentas da República, as deputadas, as ministras, mas também a mulher da rua”, disse. Dilma também inaugurou, no Palácio do Planalto, a  exposição As Mulheres do Brasil, da artista plástica Eliana Kertész.

Esta é a primeira vez que a presidenta se reúne apenas com empresárias mulheres, como diretoras, presidentas e integrantes de conselhos de administração. A conversa, idealizada após convite da ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, contou com 52 lideranças femininas que têm expressividade na economia brasileira. “Foi muito rico, porque são mulheres que ajudam não só a gerar empregos mas ajudam socialmente”, avaliou a empresária Luiza Helena Trajano, que comanda a rede de varejo Magazine Luiza.

Segundo Luiza, o encontro serviu para a presidenta Dilma ouvir as empresárias sobre as necessidades e propostas para o setor empresarial. “A presidenta falou do que ela está acreditando para a educação, que o pré-sal vai ter um investimento muito grande para a educação”, disse a empresária após a reunião.

Segundo Luiza, a partir desta primeira reunião serão criados comitês temáticos para que as empresárias apresentem propostas para o desenvolvimento do setor empresarial em suas respectivas áreas. “Em vez d a gente reivindicar, o que falamos é que vamos montar vários comitês e fazer propostas para o desenvolvimento do país, o que podemos ajudar o empresário, a área financeira”, disse.

As empresárias concordaram que o setor mais necessitado de reformas é o da microempresa. “A gente focou muito mais na micro e pequena empresa. Ela não é convidada a se tornar grande. A que é média também não é convidada a se tornar grande, porque é espremida. Agora nós vamos montar os comitês”, disse Luiza Trajano.       

De acordo com a empresária, Dilma defendeu “que a inflação está toda sob controle, que vai terminar o ano dentro da meta, e que [sobre o dólar] ela deixou a flutuação natural e que não vai muito mais do que está aí”.

Após o encontro, que durou quase três horas, a presidenta Dilma conduziu as empresárias para o Salão Oeste do Palácio do Planalto, onde inaugurou a exposição As Mulheres do Brasil, da artista plástica Eliana Kertész.

Dilma relacionou a discussão com as empresárias à valorização das mulheres retratada na mostra, citando também o calendário do Outubro Rosa, quando monumentos de diferentes cidades do mundo ganham iluminação rosa com o objetivo de conscientizar as mulheres para a prevenção do câncer de mama, tipo de cânce mais comum entre elas. “Eu tenho a honra de ter duas esculturas dela e eu considero as esculturas dela maravilhosas”, disse a presidenta, em referência às esculturas Maria Dolores e D. Sinhazinha que fazem parte do seu acervo pessoal.

A criadora das obras agradeceu à presidenta a oportunidade de expor em Brasília. “Obrigado por acolher a minha obra e, principalmente, por abraçarem as gordas e as mulheres, a gordura de felicidade”, disse Eliana.
 

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil