Polícia dissolve com bombas manifestação em apoio à educação na Cinelândia

07/10/2013 - 21h54

Vladimir Platonow *
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Policiais do Batalhão de Choque dissolveram com o uso de bombas a manifestação intitulada Um Milhão pela Educação, que se iniciou pacífica em apoio aos professores das redes municipal e estadual que estão em greve. Os policiais só intervieram quando um grupo de centenas de black blocs começou a depredar o prédio da Câmara dos Vereadores, que teve algumas janelas incendiadas.

Os black blocs também depredaram duas agências bancárias. Uma, do Banco do Brasil, que fica em frente a Cinelândia teve os tapumes arrancados, as vidraças quebradas e foi incendiada. Os manifestantes também quebraram pontos de ônibus e colocaram fogo em lixeiras jogadas no meio da rua. Uma bomba de gás lacrimogêneo caiu em cima do Museu de Belas Artes.

Com a chegada da Tropa de Choque, a manifestação rapidamente se dissolveu, mas alguns  manifestantes permaneceram próximos ao prédio da Biblioteca Nacional jogando morteiros contra os policiais.  

Os professores das redes estadual e municipal que estiveram na manifestação em nenhum momento participaram de nenhum ato de violência ou vandalismo, ficando afastados o tempo todo dos black blocs.

* Colaborou Akemi Nitahara

 

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil