Paralisação das agências federais norte-americanas não ocorria há 17 anos

01/10/2013 - 7h14

Da Agência Lusa

Washington – A paralisação das agências federais nos Estados Unidos ocorre pela primeira vez em 17 anos, depois de o Congresso não ter chegado a acordo para o acesso a fundos que mantivessem o governo ativo. A decisão pode levar milhares de pessoas ao desemprego.

Cerca de dez minutos antes da meia-noite, a Casa Branca determinou às agências federais que iniciassem os procedimentos de paralisação, depois de um dia em que a Câmara dos Representantes e o Senado votaram as propostas apresentadas.

Sylvia Mathews Burwell, responsável pelo Departamento de Administração e Orçamento na Casa Branca, apelou ao Congresso para agir rapidamente e aprovar uma solução para o problema.

O principal ponto de discórdia entre republicanos e democratas é o adiamento, pretendido pelos republicanos, da reforma da saúde, que o presidente Barack Obama se recusa a protelar.

O líder da maioria democrata no Senado, Harry Reid, disse “ser desnecessário” que os Estados Unidos passem pelo problema de paralisação do governo federal.