Outubro Rosa ilumina monumentos no Rio e alerta para risco de câncer de mama

01/10/2013 - 18h05

Flávia Villela
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Vários monumentos da cidade, entre eles, o Cristo Redentor e a Catedral Metropolitana, ganham hoje (1º) iluminação rosa para lembrar à população da importância da prevenção do câncer de mama. Um dos alertas do Outubro Rosa, iniciativa que ocorre em diferentes cidades pelo mundo, é que o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres.

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) também participa do movimento e vai promover um encontro no sábado (4) para profissionais especializados em câncer de mama debaterem o percurso feito pela mulher desde a chegada à Unidade Básica de Saúde até o acompanhamento feito após a alta. O encontro é fruto de parceria com gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) do Rio de Janeiro.

O Movimento Outubro Rosa foi criado nos Estados Unidos na década de 90 do século passado e se espalhou pelo mundo. A iniciativa chegou ao Brasil em 2002, com a iluminação em tom rosa do Mausoléu do Soldado Constitucionalista, em São Paulo.

Segundoo Ministério da Saúde, anualmente surgem cerca de 50 mil casos de câncer de mama no país. Somente em 2011, houve 13.225 vítimas da doença. Para estimular a detecção precoce do câncer de mama, o ministério lançou uma campanha de conscientização sobre o tema, como contribuição para as ações do Outubro Rosa. A orientação para as mulheres com mais de 40 anos é fazer o exame clínico uma vez por ano.

Edição: Nádia Franco

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir a matéria, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil