Indigenistas e ambientalistas preparam semana de protestos

30/09/2013 - 13h56

Pedro Peduzzi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Entidades indigenistas e ambientalistas planejam para esta semana uma série de protestos contra as violações dos direitos territoriais das populações indígenas. Convocada pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), a manifestação tem o objetivo de defender a Constituição, os direitos de povos indígenas e tradicionais, e o meio ambiente. De acordo com os organizadores, foram confirmados atos em quatro capitais: Brasília (DF), São Paulo (SP), Belém (PA) e Rio Branco (AC).

Amanhã (1º) está previsto em Brasília um ato público em frente ao Congresso Nacional. Dia 2, haverá ato público em frente ao Museu de Arte de São Paulo (Masp) e na Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz), em Belém. Está previsto também um encontro dos povos indígenas de Roraima, na Comunidade Sabiá, localizada no município de Pacaraima.

No dia 3, está programada a Marcha de Resistência dos Tapeba e de outros povos indígenas do Ceará. A concentração será na Praça da Matriz de Caucaia, região metropolitana de Fortaleza (CE); e no dia 4 haverá manifestações em frente à Casa dos Povos Indígenas, antigo Espaço Kaxinawa, no centro de Rio Branco.

Edição: Graça Adjuto

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil