Está no Diário Oficial lista de instituições de ensino que aderiram ao Revalida

30/09/2013 - 12h18

Yara Aquino
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O Ministério da Educação publicou na edição de hoje (30) do Diário Oficial da União a lista de instituições de educação superior que aderiram ao Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida) de 2013. No total, 36 instituições das cinco regiões do país aderiram à revalidação. O processo é destinado a médicos que obtiveram o diploma no exterior e buscam revalidá-lo para trabalhar no Brasil. Estão na lista 12 instituições da Região Nordeste, oito da Sudeste, sete da Sul, cinco da Norte e quatro da Centro-Oeste.

O Revalida foi criado em 2011 e é aplicado uma vez por ano. Antes, cada instituição de ensino superior estabelecia os processos de análise da correspondência curricular, seguindo a legislação de revalidação de diplomas prevista no país.

O exame é feito em duas etapas. A primeira é uma avaliação com questões de múltipla escolha e uma prova discursiva. Numa segunda etapa, são avaliadas as habilidades clínicas. Este ano, os inscritos fizeram as provas da primeira etapa no dia 25 de agosto e a segunda está marcada para 30 de novembro e 1° de dezembro.

Entram na avaliação do exame conteúdos e competências das cinco grandes áreas de exercício profissional: cirurgia, medicina de família e comunidade, pediatria, ginecologia e obstetrícia, além de clínica médica.

Edição: Talita Cavalcante

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil