Ministra abre debate sobre dez anos do Bolsa Família

26/09/2013 - 7h09

Da Agência Brasil

Brasília - O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome promove hoje (26), a partir das 9h, a segunda edição do Ciclo de Debates 10 anos do Programa Bolsa Família: Avanços, Efeitos e Desafios, com o tema Bolsa Família e Educação. O encontro vai até as 17h na sede da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no campus da Universidade de Brasília.

Pesquisas e estudos desenvolvidos nos últimos anos mostram que o Bolsa Família teve importantes efeitos educacionais para a população de baixa renda. A ministra Tereza Campello, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, participa da abertura dos debates, que será seguida de duas mesas-redondas.

Na primeira, das 10h às 12h15, o tema será a contribuição do programa de transferência de renda para o acesso à educação e a relação com as políticas educacionais do país. As conferencistas são a diretora de Currículos e Educação Integral da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, Jaqueline Moll, e a presidenta da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, Dalila Andrade Oliveira.

Na segunda mesa-redonda, das 14h às 17h, os participantes vão analisar a relação do Bolsa Família e da condicionalidade de educação com os resultados obtidos na área. As condicionalidades são os compromissos assumidos pelas famílias para continuar a receber os benefícios. Um desses compromissos é o que estabelece que as crianças e os adolescentes até 15 anos tenham pelo menos 85% de frequência nas aulas. A programação do ciclo de debates pode ser consultada no site do programa.

Edição: Graça Adjuto

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil