China e Rússia dizem que negociação é a única saída para a crise síria

26/09/2013 - 12h38

Da Agência Brasil *

Brasília - Os parlamentos da China e da Rússia divulgaram um comunicado conjunto hoje (26) sobre a crise na Síria no qual afirmaram que a negociação política é a única saída possível para os conflitos que já duram dois anos e meio. O comunicado conjunto foi assinado pelas comissões de relações exteriores dos dois congressos.

O texto diz que China e Rússia estão muito preocupadas com a situação síria. Mortes de civis, deslocamento de refugiados, destruição do patrimônio cultural fizeram dessa crise uma das piores tragédias humanitárias, segundo a nota.

Os dois países disseram que a ameaça de uso da força por meio de uma intervenção militar externa é absolutamente inaceitável. China e Rússia também estão preocupadas com os relatos do uso de armas químicas e apoiam uma investigação internacional objetiva sobre os incidentes de 21 de agosto, que deixaram mais de mil mortos perto de Damasco.

Conforme o comunicado, os dois países aprovam a decisão síria de entregar a lista de armas químicas à Organização para a Proibição das Armas Químicas, assim como o acordo entre russos e norte-americanos para solução da questão.

Com informações da Agência Xinhua

Edição: Davi Oliveira

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil