NSA diz que programas de espionagem foram “dramatizados” pela imprensa

25/09/2013 - 16h05

Da Agência Lusa

Washington – O diretor da Agência Nacional de Segurança (NSA) dos Estados Unidos disse hoje (25) que as revelações sobre os programas de vigilância de comunicações foram “dramatizadas e exacerbadas” pela imprensa.

“O que foi destacado, na maior parte das mídias, foi que nós ouvimos conversas e lemos e-mails. Não é verdade. O nosso trabalho é defender o país, é uma missão nobre”, disse o general Keith Alexander, na Billington Cybersecurity Summit, uma conferência em Washington sobre segurança na informática.

“O futuro deste país depende da capacidade de nos defendermos de ataques informáticos e ataques terroristas e precisamos de instrumentos para fazê-lo”, explicou.

O general enfatizou que houve poucos ataques terroristas desde o 11 de Setembro de 2001, apesar do aumento das ameaças no mundo, e que isso não foi por acaso, mas o resultado de muito trabalho.

Os programas norte-americanos de vigilância de comunicações, telefônicas e eletrônicas foram revelados em junho pelo ex-funcionário da NSA Edward Snowden e criticados por governos como o do Brasil e da Alemanha, alvo de escutas da NSA.

Na conferência, Keith Alexander referiu-se a Snowden sem o nomear, afirmando: “Confiamos nele e ele traiu a nossa confiança. [Isso] Não voltará a acontecer. Isso não faz dele um herói”.