Exilados do Vulcão vence o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro

25/09/2013 - 0h52

Marcelo Brandão
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O grande vencedor do 46° Festival de Brasília do Cinema Brasileiro foi o Exilados do Vulcão, de Paula Gaitán, na categoria longa de ficção. O longa de documentário ficou com o O Mestre e o Divino, de Tiago Campos.

"Estou comovida por este prêmio, porque tem gente extraordinária neste festival competindo comigo. Queria dividir este prêmio com a minha equipe", disse Paula Gaitán. O júri do festival também consagrou Michael Wahrmann, de Avanti Popolo, como melhor diretor.

Foram seis dias de mostra competitiva, 12 longas-metragens, sendo seis documentários e seis ficções. O 46º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro foi marcado por salas lotadas, uma mescla de cineastas jovens e veteranos e pela volta do revitalizado Cine Brasília.

Tradicional palco do festival, o cinema passou por uma reforma e voltou em grande estilo. Apesar de alguns tropeços, como a falha na projeção de Os Pobres Diabos, que provocou momentos de tensão no público nos dias seguintes sempre que os filmes demoravam para aparecer na tela, o festival não perdeu em brilho ou qualidade.

Qualidade foi, inclusive, a tônica desse festival. Excelentes atores e excelente qualidade técnica marcaram todos os dias de exibição.

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil