Cariocas poderão acompanhar evolução de áreas reflorestadas no estado

20/09/2013 - 15h00

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A partir de hoje (20) a população carioca poderá acompanhar em tempo real a evolução do compromisso olímpico assumido pela Secretaria de Estado do Ambiente (Sea) para o plantio de 24 milhões de mudas da Mata Atlântica no estado, até 2016. A iniciativa integra o Projeto Contador de Árvores, que tem como principal objetivo incentivar, fortalecer e monitorar o plantio de mudas.

O contador é um relógio digital instalado em uma escultura na parede externa do prédio do Jardim Botânico, na zona sul da cidade. Ele contabiliza os dados de plantio de espécies de Mata Atlântica no território fluminense. Pelo site da Sea, o cidadão terá acesso a dados como os responsáveis pelo plantio, as espécies de mudas que serão utilizadas, o município e a dimensão da área reflorestada. 

De acordo com o secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, a meta é dobrar o tamanho da Mata Atlântica no Rio de Janeiro, nos próximos 20 anos. "Qualquer movimentação desse tipo envolve carro, avião e emissão de carbono, que é a grande febre do planeta. Quando plantamos árvores absorvemos carbono, vamos absorver todo o carbono produzido nas olimpíadas e na Copa do Mundo”.

Minc acrescentou que, com o plantio das árvores, será reforçada a proteção dos recursos hídricos, melhorando “a qualidade e quantidade da água para quem vive aqui". Ele acrescentou que até o momento cerca de 5,5 milhões de árvores já foram plantadas no estado.

De acordo com a secretaria, a Mata Atlântica é o bioma mais rico em biodiversidade do planeta, cobrindo atualmente apenas 7% de sua área original. Além da perda de espécies, a degradação da floresta ameaça o equilíbrio do clima e o fornecimento de água doce na Região Sudeste, onde se concentra a maior parte da população brasileira.

Edição: Marcos Chagas

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil