Primeiro-ministro japonês visita Usina Nuclear de Fukushima

19/09/2013 - 12h38

Da Agência Brasil *

Brasília - O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, visitou hoje (19) a Usina Nuclear de Fukushima Daiichi,  no Nordeste do pais, palco do pior acidente nuclear desde Chernobil (Ucrânia), por causa de um terremoto seguido de tsunami, em 11 de março de 2011.  Abe esteve na central nuclear que despejou 300 toneladas de água contaminada no Oceano Pacífico.

O primeiro-ministro, que já esteve em Fukushima em 29 de dezembro, visitou o local com os funcionários da Tokyo Electric Power (Tepco) - empresa que administra a usina nuclear - que nas últimas semanas investigam tanque de armazenamento que recentemente derramou 300 toneladas de água contaminada.

Shinzo Abe conheceu os avanços da instalação do sistema avançado de processamento de líquidos que vai reciclar a água contaminada e que deverá estar completamente instalado nos próximos dias. O sistema de reciclagem vai custar 353 milhões de euros e deve solucionar o problema de derramamento de água radioativa no mar.

Técnicos da Tepco começaram a desmontar na terça-feira (17) o tanque que vazou água altamente radioativa no mês passado. Segundo a empresa, o trabalho de desmontagem do tanque de armazenamento deve durar vários dias.

Com informações da Agência Lusa

Edição: Valéria Aguiar
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à
Agência Brasil