Técnicos de Fukushima começam a desmontar tanque contaminado

18/09/2013 - 12h00

Da Agência Brasil*

Brasília – Técnicos da Tokyo Electric Power (Tepco) - empresa que administra a Usina Nuclear de Fukushima Daiichi, no Nordeste do Japão - começaram a desmontar na terça-feira (17) o tanque que vazou água altamente radioativa no mês passado.

Segundo a Tepco, o trabalho de desmontagem de um dos tanques de armazenamento deve durar vários dias para identificar o motivo do vazamento de mais de 300 toneladas de água contaminada. Os técnicos vão analisar todas as partes do tanque para determinar onde ocorreu o vazamento. A empresa tem cerca de 350 tanques similares instalados na usina nuclear.

Na semana passada, a Tepco confirmou ter identificado elevados níveis de radiação em um canal de escoamento da unidade ao mar. Segundo especialistas, a descoberta mostra que a água radioativa que vazou recentemente de um tanque tem chegado ao Oceano Pacífico. A água contaminada foi localizada a 150 metros do oceano.

Em 2011, a Usina de Fukushima sofreu uma série de vazamentos e explosões em decorrência do terremoto seguido por tsunami no país. De acordo com especialistas, desde então as autoridades do Japão lidam com problemas causados pelos acidentes nucleares.

*Com informações da emissora de TV pública NHK

Edição:  Valéria Aguiar

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil