Paraguai busca o Chile para expandir comércio e investimentos

17/09/2013 - 14h35

Da Agência Brasil*

Brasília - Os presidentes do Paraguai, Horacio Cartes, e do Chile, Sebastián Piñera, se comprometeram hoje (17) a expandir o comércio e o fluxo de investimentos entre os países. Na visita oficial do novo presidente paraguaio a Santiago, os países concordaram em empenhar esforços para cumprir o acordo de comércio e serviços no âmbito do acordo entre Mercosul e o Chile.

O encontro ocorreu após um período de instabilidade dentro do bloco sul-americano, em que o Paraguai ficou suspenso do Mercosul e da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) por 14 meses, depois que os líderes regionais concluíram que houve rompimento da ordem democrática com a destituição do então presidente Fernando Lugo, em junho de 2012.

Desde então, o governo paraguaio vem tentando diversificar suas parcerias - especialmente as econômicas - para além do Mercosul, apesar de continuar sendo membro do bloco. No início do mês, o Paraguai chegou a pedir que o Mercosul revisasse as decisões que foram tomadas durante o período em que ficou suspenso.

Após o encontro dos líderes, Sebastián Piñera destacou a vontade do Chile em facilitar a projeção do Paraguai no Pacífico, rumo à  Ásia, especialmente por meio da reativação do uso paraguaio do porto de Antofagasta (na costa chilena). Ficou estabelecido, após a reunião dos presidentes, que nos próximos três meses será convocada uma comissão mista para a integração física do dois países, com ênfase em infraestrutura e energia.

* Com informações da Agência de Informação Pública Paraguay (IP), do Paraguai.

Edição: Talita Cavalcante