Navio encalhado na Baía de Guanabara é cercado com boias de contenção

17/09/2013 - 21h36

Douglas Corrêa
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O Instituto Estadual do Ambiente (Inea), com apoio da Petrobras Transportes (Transpetro), cercou com boias de contenção, agora à noite (17), o navio cargueiro Angra Star, da empresa Frota Oceânica e Amazônica, que está encalhado na Baía de Guanabara há uma semana na altura do Armazém 33, do Cais do Porto do Rio.

A Capitania dos Portos e a Polícia Militar também manterão o local sob vigilância até amanhã (18) pela manhã, quando será iniciado o transbordo de todo o óleo combustível, lubrificantes e resíduos oleosos da embarcação.

O navio, utilizado para o transporte de contêineres e cargas secas, não tem risco de afundar mais por estar em local de baixa profundidade. O afundamento parcial foi em consequência do furto de peças por piratas, sobretudo das que mantêm a estabilidade da embarcação.

Nesta quarta-feira (18) começam os procedimentos para a flutuação, posterior desencalhe e retirada do navio do local com a ajuda da Transpetro.

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil