Israel permite entrada de material de construção na Faixa de Gaza

17/09/2013 - 12h53

Da Agência Brasil*

Brasília – Autoridades palestinas anunciaram hoje (17) que Israel concordou em permitir a entrada de materiais de construção na Faixa de Gaza, pela primeira vez em seis anos. O acordo foi intermediado pelo Egito, que intensificou as operações militares na fronteira com o território palestino.

Cinquenta caminhões de materiais de construção entrarão em Gaza no domingo (22) via Kerem Shalom (no sul), único ponto de passagem comercial que Israel manteve em funcionamento. Até então, o abastecimento de cascalho, cimento e aço eram limitados.

O ministro dos Assuntos Civis da Palestina, Hussein Al Shiekh, informou que a quantidade de material permitido vai aumentar gradualmente. Segundo ele, a Autoridade Nacional Palestina (ANP) pretende negociar com Israel para garantir o fornecimento de óleo diesel e o abastecimento de água potável em Gaza por meio da tubulação de Israel.

Desde 2007, Israel vem impondo bloqueio a Gaza para isolar os conflitos entre os partidos Hamas e Fatah. Em 2010, Israel aliviou as restrições, permitindo o transporte de bens de consumo a Gaza e de materiais de construção para organizações internacionais com projetos de reconstrução vitais.

*Com informações da agência pública de notícias da China, Xinhua   //    Edição: Denise Griesinger