Embaixada russa promete intermediar contato de parlamentares com Edward Snowden

17/09/2013 - 22h05

Stênio Ribeiro
Repórter da Agência Brasil

Brasília –  Deputados da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional estiveram hoje (17) com o embaixador russo no Brasil, Sergey Akopov, para tratar de uma possível ida de missão parlamentar brasileira a Moscou para contatar o ex-técnico terceirizado da Agência Nacional de Segurança (NSA) dos Estados Unidos, Edward Snowden, que está asilado na Rússia.

De acordo com o deputado Ivan Valente (PSOL-SP), o embaixador lhes informou que fará contato com a chancelaria de seu país para saber o paradeiro do ex-agente norte-americano, que denunciou espionagem dos Estados Unidos sobre governos e autoridades, inclusive do Brasil. Sergey Akopov prometeu uma resposta para a semana que vem, inclusive quanto à disponibilidade de Snowden para receber os parlamentares brasileiros.

A ida da missão brasileira vai depender da resposta do embaixador russo, de acordo com o deputado. Ele acredita, contudo, que Snowden deve ter interesse em divulgar as denúncias de espionagem, “até porque quanto mais o mundo souber de sua situação, mais ele se sentirá seguro”.

Também participaram da audiência os deputados Nelson Pelegrino (PT-BA), presidente da comissão na Câmara, e Jaqueline Roriz (PMN-DF).

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil