Coreia do Sul espera que reabertura de Kaesong contribua para reforma política norte-coreana

17/09/2013 - 12h58

Da Agência Brasil*

Brasília - A presidenta da Coreia do Sul, Park Geun-hye, expressou hoje (17) o desejo de que a retomada das atividades no Complexo Industrial de Kaesong, na Coreia do Norte, seja o ponto de partida para reforma e abertura do país vizinho. As autoridades sul e norte-coreanas reabriram o complexo ontem (16), depois de cinco meses de suspensão das atividades devido a tensões políticas na área.

O parque de Kaesong é operado conjuntamente e está instalado em uma cidade próxima à fronteira dos dois países. O impasse entre as Coreias começou no início de abril, quando os norte-coreanos tiraram cerca de 53 mil trabalhadores de Kaesong e impediram o acesso de empresários ao complexo, em protesto a exercícios militares conjuntos entre a Coreia do Sul e os Estados Unidos, o que desencadeou uma crise.

Depois de meses de negociação, as partes resolveram reabrir o complexo, após terem concordado em conduzir Kaesong com uma gestão conjunta, com igualdade entre Seul (capital da Coreia do Sul) e Pyongyang (capital da Coreia do Norte). Até então, os norte-coreanos eram os responsáveis pela administração do parque industrial.

A partir de agora, mais da metade das 123 empresas sul-coreanas no complexo devem começar a fazer testes de funcionamento e os trabalhadores do lado norte deverão voltar ao trabalho. Estima-se que, ontem, mais de 800 gerentes da Coreia do Sul tenham atravessado a fronteira para retomar as atividades em Kaesong.

* Com informações da agência pública de notícias da China, Xinhua

Edição: Davi Oliveira

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil