Rio: Hospital do Fundão mantém cirurgias mesmo com CTI Geral interditado

16/09/2013 - 19h00

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Apesar da interdição do Centro de Terapia Intensiva (CTI) Geral do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, na Ilha do Fundão, zona norte da capital fluminense, na semana passada, a direção da unidade informou hoje (16) que prosseguirá com o cronograma de cirurgias. Além disso, a direção garantiu que não há necessidade de transferência de nenhum paciente para outro hospital, já que a unidade dispõe de mais duas CTIs.

Na última sexta-feira (13), a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, responsável por prevenir e combater infecções hospitalares, detectou um foco de infecção no CTI Geral do hospital. Três dos 11 leitos do último andar estavam contaminados. Para controlar a situação, a comissão decidiu suspender temporariamente as internações no setor, que só voltará a funcionar após as investigações apontarem quais bactérias infectaram o local e os motivos para a contaminação. Segundo a direção do hospital, a previsão é que até quinta-feira (19) o setor retome as atividades.

Por meio de nota, a assessoria de imprensa do hospital disse que as internações de menor grau de complexidade estão mantidas, já que a unidade conta com mais dois CTIs, o Cardíaco e o Coronariano. "Nenhum paciente foi transferido para outro hospital. As três pessoas contaminadas no Centro de Terapia Intensiva Geral foram encaminhadas para outros CTIs da unidade", informou.

A assessoria comunicou ainda que a comissão continua fazendo o trabalho de prevenção de infecção em todo o hospital, e que as demais atividades estão mantidas. “As cirurgias, as internações nas enfermarias, o atendimento ambulatorial e as aulas para os alunos da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro [UFRJ] ocorrem normalmente”.

A direção do hospital negou as condições precárias e os vazamentos e infiltrações no CTI Geral, citados em matérias publicadas hoje pela imprensa. “A infiltração não ocorreu no CTI Geral, mas em outra área do 13º andar. As chuvas danificaram uma parte do telhado, que foi imediatamente reparado”, diz a nota.

Edição: Juliana Andrade

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil