Relatório de peritos da ONU vai confirmar utilização de armas químicas na Síria, diz Ban Ki-moon

13/09/2013 - 18h31

Da Agência Lusa

Nova Iorque – O relatório dos peritos da Organização das Nações Unidas (ONU) “vai confirmar de forma inquestionável” sobre a utilização de armas químicas na Síria, disse hoje (13) o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.

Sem atribuir diretamente a responsabilidade ao regime sírio, Ban Ki-moon acusou o presidente Bashar Al Assad de ter “cometido numerosos crimes contra a humanidade”. O secretário-geral da ONU disse estar “convencido de que os responsáveis vão prestar contas quando tudo estiver terminado”.

Ki-moon pretende apresentar o relatório ao Conselho de Segurança no final da manhã de segunda-feira (16). O secretário-geral da ONU, que se dirigia aos jornalistas, disse, no entanto, que ainda não recebeu o relatório. “Penso que o relatório vai concluir de forma inquestionável que foram utilizadas armas químicas, mesmo que ainda não possa citá-lo publicamente antes de receber o documento”, declarou.

Os Estados Unidos e aliados acusam o regime sírio de ter cometido o massacre com armas químicas no dia 21 de agosto e que provocou centenas de mortos. Damasco desmente qualquer responsabilidade no ataque, enquanto a Rússia acusou os rebeldes sírios de terem utilizado o gás tóxico para comprometer o regime e provocar ações militares ocidentais contra Damasco.