SuperVia estuda melhoria de atendimento a passageiros no Rio

12/09/2013 - 15h57

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A SuperVia, concessionária que administra o serviço de trens na cidade, informou hoje (12) que instalou uma comissão multidisciplinar para avaliar e revisar os seus procedimentos, com o objetivo de melhorar o atendimento ao passageiro em situações de emergência. Dentre as possíveis medidas a serem adotadas estão a devolução do valor das passagens e a emissão de declaração de indisponibilidade do serviço. Atualmente, a SuperVia oferece um vale-viagem e uma declaração para o usuário justificar o atraso no trabalho.

Ontem, a circulação de trens na cidade teve mais um dia de atrasos e problemas nas composições devido a uma falha mecânica em um trem do ramal de Saracuruna, na Baixada Fluminense, o que provocou a paralisação da linha auxiliar. Durante a interrupção do serviço, alguns passageiros colocaram fogo na cabine de um trem na Estação de Bonsucesso, na zona norte. Nesta quinta-feira os trens da SuperVia circulam normalmente em todos os ramais, com intervalos regulares. Todas as estações estão abertas para embarque e desembarque.

Em nota, a SuperVia informou que “após a paralisação do ramal de Saracuruna, iniciou a distribuição de vale-viagem aos passageiros, que ficaram impedidos de embarcar”. A retomada dos serviços do ramal ocorreu às 20h35, mas os trens circulavam com atrasos.

A concessionária destacou que "repudia com veemência atos como esses, que causam danos ao patrimônio público e põem em risco a viagem de milhares de pessoas. Nos últimos dias, foram registrados casos como tiros disparados na direção da rede aérea, depredação de janelas, arremesso de pedras, bastões e outros objetos contra os para-brisas das composições ou em direção à ferrovia e furto de cabos elétricos".

A Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transporte Aquaviários, Ferroviários e Metroviários e de Rodovias do Estado do Rio de Janeiro (Agetransp) informou que, assim que identificou, pelo seu centro de monitoramento, o início dos tumultos, enviou técnicos para fazerem uma perícia nos sistemas operacionais e nos trens envolvidos nos incidentes. A Agetransp disse que abriu boletim de ocorrência para promover investigação técnica e operacional circunstanciada.

Edição: Marcos Chagas

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