Governo colombiano lança pacote agrário para conter crise no setor

12/09/2013 - 20h33

Leandra Felipe
Correspondente da Agência Brasil/EBC

Bogotá – O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, assinou hoje (12) um Pacto Nacional para o Desenvolvimento Agrário. O documento destaca uma série de medidas e decretos com medidas que beneficiarão o setor agropecuário colombiano. O acordo foi firmado com agricultores que nas últimas semanas promoveram vários protestos, chegando a bloquear cerca de 50 rodovias no país por duas semanas. "Nos sentamos e escutamos os camponeses e este pacto é fruto dos primeiros acordos que estamos implementando”, disse Santos.

De acordo com o presidente, o setor será beneficiado com “medidas de choque” para estimular a recuperação, como financiamento da produção; isenção de impostos sobre insumos agrícolas; criação de uma comissão para controle de preços destes insumos; fortalecimento do Ministério da Agricultura e a criação de um vice-ministério para o desenvolvimento rural; e a implantação do Sistema de Participação Popular dos agricultores.

O desenvolvimento agrário do país é um dos temas mais difíceis da administração pública colombiana. As manifestações das últimas semanas tiveram apoio da Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). Antes de chegar a um acordo com os manifestantes, o governo chegou a suspender as negociações devido ao caos causado pelos protestos, que provocou desabastecimento de alimentos e remédios na capital Bogotá e em algumas regiões do país, devido aos bloqueios rodoviários e ao vandalismo de alguns grupos mais radicais.

O tema agrícola é um dos assuntos analisados pela mesa de negociação pelo fim do conflito colombiano entre o governo e as Farc em Havana, capital de Cuba. O desenvolvimento rural e a reforma agrária é o primeiro item da pauta de diálogo e já houve um acordo parcial sobre o tema.

 

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil