Lourenço Melo
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Servidores do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) fizeram manifestação hoje (11), em frente ao Palácio do Planalto, na Praça dos Três Poderes, pedindo aprovação de decreto que reestrutura o plano de carreira da autarquia. Eles foram recebidos na Secretaria-Geral da Presidência da República. A promessa é responder até amanhã aos servidores sobre a tramitação do texto.
Segundo o presidente da Associação dos Servidores do FNDE (ASFNDE), Iriovaldo Dias Antunes, a categoria aguarda o novo plano há cinco anos. Ele reclama que, "os que estão entrando no órgão, ganham mais que os antigos" e que a progressão funcional pode levar até 27 anos, quando, "em outros países, categorias semelhantes podem atingir patamares mais altos da sua vida funcional em até 20 anos".
Os manifestantes vestiam camisetas pretas com inscrições sobre suas reivindicações, entre elas progressão funcional e promoções. O FNDE conta com verba anual de R$ 55 bilhões, segundo Antunes, 40% da qual vêm da contribuição das empresas para o salário educação. A autarquia tem 900 servidores.
Após obterem a publicação do decreto presidencial reestruturando o plano de carreiras, os servidores pretendem pressionar o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão a dar urgência para a regulamentação da decisão.
Edição: Davi Oliveira
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil