PF desvenda fraude de R$ 725 mil em benefícios do INSS na Paraíba

11/09/2013 - 14h28

Carolina Sarres
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Prejuízo de R$ 725,2 mil foi gerado aos cofres públicos por fraudes em benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) na Paraíba. Na manhã de hoje (11), a Polícia Federal (PF) no estado prendeu quatro pessoas acusadas de atuar no golpe. De acordo com a PF, a fraude ocorreu por meio da falsificação de cédulas de identidade, criando beneficiários fictícios. No total, foram feitas 30 fraudes nos últimos quatro anos.

As investigações ganharam o nome de Operação Falso Chico, devido ao nome Francisco constar na maioria dos documentos falsos. A PF vai prosseguir nas investigações para averiguar se há mais envolvidos. Os presos são acusados de estelionato, uso de documentos falsos, falsificação e formação de quadrilha.

Ainda não se sabe os tipos de benefícios que foram fraudados. A PF cumpriu mandados de prisão na capital, João Pessoa, e em Campina Grande, segunda cidade mais populosa do estado, onde foi preso o mentor da quadrilha, um advogado, e a esposa, servidora aposentada da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Também foi preso um funcionário público do estado e um homem que atuava como despachante, dando entrada nos benefícios fraudados.

Edição: Davi Oliveira

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil