Sem-terra ocupam sedes do Itesp no interior de SP

10/09/2013 - 19h31

Bruno Bocchini
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – Grupos de trabalhadores sem terra ocuparam duas sedes da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp) no interior do estado. Os escritórios ficam nas cidades de Teodoro Sampaio e Mirante do Paranapanema, ambas na região do Pontal do Paranapanema. Os trabalhadores reivindicam a liberação de dinheiro para os assentamentos e a retomada do convênio entre a Fundação Itesp e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), necessário para inclusão de terras públicas como áreas destinadas a assentamentos.

Em nota, o Itesp disse que tanto a liberação de recursos quanto a retomada do convênio exigem manifestação do Incra. “Nesse contexto, e atenta às reivindicações, que motivaram a ocupação, a Fundação Itesp oficiou na última quinta-feira (5/9/2013) o Ministério do Desenvolvimento Agrário, e o próprio Incra, para que a pauta fosse discutida. A Fundação aguarda resposta deste ofício”, diz o texto da nota. No final do mês passado, os sem terra haviam ocupado o Itesp com as mesmas demandas.

A superintendência do Incra em São Paulo disse que tem interesse em retomar o convênio com o Itesp, e está fazendo ajustes na minuta do novo contrato. Em relação à liberação de dinheiro, informou que os créditos haviam sido bloqueados devido a problemas em algumas contas. Segundo a assessoria, os pagamentos devem ser normalizados até o final da semana.

 

 

Edição: Beto Coura
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil