Cepal: exportações da América Latina e do Caribe devem crescer 1,5% este ano

10/09/2013 - 12h47

Kelly Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Brasília –  As exportações da América Latina e do Caribe devem crescer 1,5%, neste ano, próximo da expansão registrada em 2012 (1,4%). A previsão é da Comissão Econômica para América Latina e o Caribe (Cepal), que divulgou hoje (10) o Panorama da Inserção Internacional da  região em 2013.

Segundo a Cepal, deve haver expansão de 3% em volume de exportações e queda de 1,5% em preços. A previsão para o valor das importações é expansão de 4,5%. Assim, o superávit comercial da região, que chegou a US$ 41 bilhões em 2012, vai cair para US$ 8 bilhões, neste ano.

Para o Brasil, a projeção da Cepal é queda nas exportações de 0,1%, em 2013 e crescimento das importações de 4,6%.

De acordo com a Cepal, o desempenho do comércio exterior na região reflete a debilidade da conjuntura econômica mundial. Segundo a comissão, o comércio mundial deve apresentar expansão de 2,5% em volume este ano. Se esse desempenho se confirmar, o crescimento será menor que o Produto Interno Bruto (PIB) global pelo segundo ano consecutivo.

No relatório, a comissão destaca que deve haver mudanças nos fluxos de comércio no mundo, devido às negociações de acordos comerciais, chamados de “megarregionais”. Segundo a Cepal, a ideia dessas negociações é criar espaços econômicos integrados de vasto alcance, sejam asiáticos, transatlânticos ou transpacíficios.

“A magnitude destas iniciativas, tanto em termos do peso econômico de seus participantes como da sua ambiciosa agenda temática, poderia na prática implicar que até fins da presente década se tenha produzido uma verdadeira redefinição das regras do comércio mundial, à margem do sistema multilateral”, diz a Cepal.

A comissão acrescenta que “o fenômeno do megarregionalismo suscita para a América Latina e o Caribe o desafio de aprofundar sua própria integração e de melhorar a qualidade de sua inserção econômica internacional, seja esta baseada em recursos naturais, manufaturas ou serviços”.

Edição: Graça Adjuto   //    Matéria ampliada às 14h45
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil