Público chega cedo para desfile do 7 de Setembro no Rio

07/09/2013 - 11h04

Douglas Corrêa
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Muita gente chegou cedo para assistir ao desfile das Forças Armadas no desfile da Independência, na Avenida Presidente Vargas, uma das principais do centro da cidade. Lígia da Cruz Rios, 75 anos, é uma das que comparecem todo o ano à festa cívica. Este ano, ela tem um motivo especial, a participação do neto Armando Rios, de 19 anos, que serve num quartel da Aeronáutica, na Ilha do Governador, e desfila no contingente da Força Aérea Brasileira (FAB).

Ela veio acompanhada da filha, Cristina Rios, de 40 anos, e mãe de Armando, que sempre assistiu aos desfiles porque tem irmãos e primos que serviram nas Forças Armadas. Dona Lídia disse que assiste ao desfile desde que o seu filho serviu na Brigada Paraquedista. "Esse é um evento a que a gente tem que vir sempre com louvor. É um orgulho da gente", mas ela está preocupada em se afastar das manifestações marcadas para hoje ao longo do dia. "A gente tem que estar atenta, para se afastar do lugar onde possa ter manifestação."

Quem vai desfilar pela segunda vez junto com o avô é Luan Almeida Morgado, 12 anos. Ele usa uniforme do Exército Brasileiro e acha ótima a experiência. "É muito bom e quero voltar todos os anos". Ele vai desfilar junto com o amiguinho, Artur Henrique Araújo Lopes, 11 anos, que desfila desde os 7 anos de idade. "Tive de acordar cedo, tomar banho, café e vir para cá, junto com meu avô. Desfilar é muito bom e eu quero seguir a carreira militar quando crescer."

Os avôs dos meninos, Antônio Alves Morgado, de 64 anos e Nei da Silva Lopes, de 66, serviram juntos no Regimento Escola de Infantaria (REI), na Vila Militar, e foram destacados em 1965, para atuar na Força de Paz do Brasil, que atuou por quase dois anos, para acabar com a guerra civil na República Dominicana. 

"Todos os anos eu desfilo no 7 de Setembro, aqui na Avenida Presidente Vargas. Também desfilo no dia 25 de agosto, Dia do Soldado, no município de Duque de Caxias e também no desfile da Semana da Pátria, na Vila Militar, em Deodoro”,

A área do desfile na Avenida Presidente Vargas foi reduzida este ano, ficando apenas restrita ao quarteirão da Praça da República, em frente ao quartel do Comando Militar do Leste (CML), onde estão as autoridades. Há pouco, três jovens usando máscaras foram detidos na Avenida Passos, depois de se negarem a ser revistados pela Polícia Militar. Um deles tentou agredir um policial militar. Os três foram encaminhados para a delegacia, onde o caso será analisado pelo delegado de plantão.

Edição: Talita Cavalcante

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil