Douglas Corrêa
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - Um comerciante carioca de 59 anos foi preso hoje (7) pela Polícia Federal, no Aeroporto Internacional Tom Jobim/Galeão tentando sair do Brasil com mais de US$ 46 mil, 32 mil euros e outras moedas estrangeiras que somam mais de R$ 200 mil. O dinheiro seria utilizado para compras de peças de prata, em alguns países da Ásia, para sua loja situada na capital fluminense.
O passageiro foi descoberto pelo aparelho de raio X, que detectou o dinheiro na mala. O comerciante disse que desconhecia a necessidade de declarar a saída de dinheiro, do Brasil. Também alegou que manteve sigilo no transporte do dinheiro por medo de ser roubado.
No depoimento à Polícia Federal, ele explicou que conseguiu os recursos por meio de empréstimo bancário obtido na Caixa Econômica Federal. O dinheiro era para compra de jóias em feiras na Turquia, em Hong-Kong, na China e na Tailândia.
Por não ter declarado que estava saindo do país transportando dinheiro em espécie na bagagem, acabou preso em flagrante pelo crime de evasão de divisas, com penas que variam de dois a seis anos de prisão. O comerciante foi encaminhado ao Presídio Ary Franco, na zona norte, onde ficará detido à disposição da Justiça Federal no Rio de Janeiro.
Edição: Marcos Chagas
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil