Programa de atendimento médico à população de rua é implantado na Baixada Fluminense

04/09/2013 - 18h11

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Os moradores de rua do município de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, serão os primeiros da região a receber o Consultório na Rua, uma ação oferecida pelo governo federal, por meio do Ministério de Saúde. A atividade é feita por intermédio de um consultório volante. A base da iniciativa será instalada na Unidade Básica de Saúde da Vila União, em São Mateus, distrito do município.

A equipe é composta por um médico, um psicólogo, um assistente social, um enfermeiro, um técnico de enfermagem, um auxiliar de saúde bucal e seis agentes sociais, que percorrerão a cidade em um veículo adaptado, atendendo à população de rua e mapeando os locais onde se encontra essa comunidade. O Consultório na Rua funcionará todos os dias, nos horários estabelecidos pela demanda do público-alvo, podendo ser em período diurno ou noturno.

Segundo o subsecretário de Planejamento e Gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), Carlos Alberto Oliveira, o objetivo é levar atendimento integral de saúde a essa população vulnerável, garantindo consultas e exames como qualquer usuário do SUS tem direito. “Nosso objetivo, com essa iniciativa, é recuperar a condição de saúde dessa população e fazer com que eles vençam a desigualdade de atenção e a vulnerabilidade”, explicou.

Ainda de acordo com Carlos Oliveira, uma reunião foi feita na manhã de hoje (4) em São João de Meriti para articular com as secretarias de saúde de outros municípios da baixada a implantação do Consultório na Rua em seus territórios.

O Consultório na Rua será lançado em São João do Meriti no próximo dia 13, e já tem três locais previstos para visitar: o antigo Motel Oásis e dois galpões na Vila União, próximos à base da iniciativa. Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil possui 84 consultórios nas ruas. Para participar, o município interessado deve fazer uma solicitação.

Edição: Davi Oliveira

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil