ONU quer apoio internacional para ajudar refugiados sírios

04/09/2013 - 8h18

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O secretário-geral da Organização das Nações Unidas, Ban Ki-moon, disse que buscará um acordo com os líderes mundiais, durante a Cúpula do G20 (que reúne as maiores economias do mundo), em São Petersburgo, na Rússia, para tentar solucionar o agravamento da crise na Síria. Segundo ele, uma das intenções é levantar mais recursos para a ajuda humanitária aos mais de 2 milhões de refugiados e 4,2 milhões de sírios que se encontram deslocados em seu próprio país.

A ONU teme que com a ameaça de uma intervenção militar pelos Estados Unidos com o apoio de vários países, o número de refugiados e deslocados sírios aumente ainda mais. Ki-moon chega hoje (4) a São Petersburgo para participar das discussões da cúpula.

O porta-voz da ONU, Martin Nesirky, disse nessa terça-feira (3) que Ban Ki -moon pretende participar de reuniões bilaterais com vários líderes mundiais. Ele também fará palestra na Universidade de São Petersburgo sobre a ONU e a juventude.

A Rússia está no comando do G20. A presidenta Dilma Rousseff está em São Petersburgo para participar da cúpula. A expectativa é que além das discussões multilaterais, ocorram reuniões bilaterais. O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, confirmou presença.

*Com informações da agência pública de notícias da Rússia, Itar-Tass

Edição: Graça Adjuto