Espanha contesta soberania de Portugal sobre as Ilhas Selvagens

02/09/2013 - 18h08

Gilberto Costa*
Correspondente da Agência Brasil / EBC

Lisboa – O governo de Portugal prepara documento para reafirmar nas Nações Unidas a soberania do país sobre as Ilhas Selvagens e a extensão da faixa marítima de 200 para 350 milhas – cerca de 560 quilômetros -, como zona de exploração econômica exclusiva.

A informação é do ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Rui Machete, que hoje (2) recebeu visita do chanceler angolano, Georges Chicoti, e não quis dar detalhes sobre o documento.

A Espanha, reacendendo uma antiga disputa com Portugal, contesta o status de “ilha” para o local. Segundo documento que a missão diplomática espanhola entregou em julho na ONU, as Ilhas Selvagens são rochedos, o que não permitiria a delimitação de uma zona econômica exclusiva.

As Ilhas Selvagens são consideradas um subarquipélago do Arquipélago da Madeira (Portugal) e estão a 250 quilômetros (km) da Ilha da Madeira e a 165 km das Ilhas Canárias, pertencentes à Espanha.

O arquipélago é formado por duas ilhas principais - Grande e Pequena - e algumas ilhotas. Em julho passado, repetindo gesto dos seus antecessores, o presidente da República de Portugal, Aníbal Cavaco Silva, visitou as ilhas para comemorar o 50º aniversário da primeira expedição científica às Ilhas Selvagens.

*Com informações da Agência Lusa e da Rádio e Televisão de Portugal (RTP)

 

Edição: Beto Coura
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil