Manifestação contra governador do Rio acaba em confusão na zona sul da cidade

27/08/2013 - 22h15

Douglas Corrêa
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A Rua Pinheiro Machado, em Laranjeiras, onde fica o Palácio Guanabara, sede do governo fluminense, está fechada nos dois sentidos, devido a uma manifestação contra o governador Sérgio Cabral. Organizada pelas redes sociais, o protesto reúne professores estaduais em greve, estudantes e integrantes do Black Bloc, que usam máscaras. A Polícia Militar (PM) interditou os acessos à rua para evitar que os manifestantes cheguem perto do palácio, que está cercado com grades e protegido por policiais do Batalhão de Choque.

Para os motoristas que seguem para Botafogo, o desvio está sendo feito pela Rua das Laranjeiras. No sentido contrário, em direção ao centro da cidade, o trânsito está sendo desviado na Praia de Botafogo. Os motoristas estão seguindo pela Rua Senador Vergueiro em direção ao bairro do Flamengo, de acordo com o Centro de Operações da prefeitura do Rio.

O Túnel Santa Bárbara está com o acesso fechado para a Rua Pinheiro Machado. Os veículos que saem do túnel são desviados para a Rua das Laranjeiras. O trânsito é intenso nas ruas transversais do bairro. A Rua Lauro Sodré, em Botafogo, está com tráfego lento. O fechamento do Túnel Santa Bárbara provoca também problemas de trânsito no Aterro do Flamengo, no Jardim Botânico e no acesso à Barra da Tijuca. Por medida de segurança, a concessionária MetrôRio fechou o acesso à Estação Largo do Machado.

Mais cedo, no Largo do Machado, quando os manifestantes se concentravam para seguir em direção ao Palácio Guanabara, houve confronto entre policiais militares e integrantes do Black Bloc. Uma estudante universitária foi atingida por um tiro de bala de borracha na testa. Um grupo de mascarados revoltou-se quando um policial usou uma arma não letal para conter um manifestante, que se exaltou ao ser revistado. Eles lançaram pedras e garrafas na direção dos policiais que revidaram atirando balas de borracha.

Por causa da manifestação, o comércio no Largo do Machado e em Laranjeiras fechou mais cedo para evitar saques e depredações.

 

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil