Artistas fazem show em favor da família do pedreiro Amarildo

27/08/2013 - 22h33

Cristina Indio do Brasil
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Artistas estão reunidos neste momento para participar de um espetáculo em favor da família do pedreiro Amarildo de Souza, desaparecido desde o dia 14 de julho deste ano, na Rocinha, zona sul do Rio de Janeiro. O encontro é no Sesc Casa da Gávea, também na zona sul da capital fluminense, e tem transmissão online por meio da TVweb Casa da Gávea no endereço www.casadagavea.org.br .

Tradicionalmente o centro cultural faz uma vez por mês, sempre na última terça-feira, o sarau Mostre Seu Talento em Cinco Minutos, apresentado pelo ator Paulo Betti. Desta vez, haverá uma edição especial em homenagem a Amarildo.

O ator disse que a decisão de fazer este encontro, tem vários motivos. Além da aproximação da Casa da Gávea com a comunidade da Rocinha, por meio do grupo de teatro Bando Cultural Favelados e da Rádio Brisa, uma pessoa da família do pedreiro trabalhava no centro cultural. Ele informou, ainda, que a família do pedreiro está passando dificuldades depois do desaparecimento.

Para Paulo Betti, é também um momento de fazer uma discussão sobre o assunto. “É uma reunião de artistas para refletir um pouco sobre o que significa o desaparecimento do Amarildo”, disse à Agência Brasil.  Segundo o ator, é preciso fazer ações contra a violência. “Todo mundo de boa fé quer que não aconteça violência. Então é corrigir comportamentos assim. Porque desapareceram com uma pessoa? É tão grave. Tão simbólico. Tão forte. A gente quer respeito aos direitos humanos”, disse.

A entrada é franca e o público pode levar alimentos não perecíveis e roupas. O show tem participação dos cantores e compositores Jards Macalé e Ava Rocha, da Abayomy Afrobeat Orquestra e da Banda Supersimples. No palco aberto, artistas podem interpretar canções, declamar poemas, ler crônicas, apresentar esquetes e fazer números de stand-up. “Até agora sempre foi democrático, mas hoje a gente vai ficar atento à hora de acabar. Todo mundo quer se apresentar”, disse Paulo Betti sobre a participação de artistas nos saraus da Casa da Gávea.

Está prevista a participação de integrantes da Anistia Internacional e do astrólogo Antonio Carlos Harres , o Bola. “Foi ele quem propôs que o sarau desta terça-feira fosse em homenagem à família de Amarildo”, explicou Paulo Betti.

A Casa da Gávea é um centro cultural que desenvolve atividades de estudo, debate e divulgação de várias formas de arte e cultura e para a produção de espetáculos teatrais, filmes, vídeos, edições de livros, programas de rádio, exposições e shows musicais.

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil