Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil
Brasília – O novo ministro das Relações Exteriores, o embaixador Luiz Alberto Figueiredo Machado, de 57 anos, está a caminho de Brasília. Ele estava em Nova York, nos Estados Unidos. A previsão de assessores do embaixador é que ele chegue amanhã (27) para um encontro com a presidenta Dilma Rousseff. Em seguida, deverá ser marcada a data para a cerimônia de posse e transmissão de cargo.
A cerimônia de posse será no Palácio do Planalto e a transmissão de cargo no Ministério das Relações Exteriores, Palácio Itamaraty. Tradicionalmente, a transmissão ocorre horas depois da solenidade de posse.
Diplomata de carreira, Figueiredo Machado foi o negociador-chefe da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, em junho de 2012, no Rio de Janeiro. Na ocasião, ele se destacou pela habilidade e conquistou a confiança da presidenta pela disposição em negociar pacientemente com os que resistiam a acordos na Rio+20. Dilma e Machado se conheceram na Conferência das Partes (COP), na Dinamarca, quando ela era ministra-chefe da Casa Civil do governo Lula.
Depois da Rio+20, Figueiredo Machado foi nomeado o representante do Brasil na Organização das Nações Unidas (ONU). A nomeação para a ONU é considerada, entre os diplomatas, valorização do profissional, pois a entidade é o principal órgão internacional de negociações multilaterais. O cargo agora será ocupado por Patriota que seguirá nos próximos dias para Nova York.
A sede das Nações Unidas em Nova York engloba a presidência da ONU, a Secretaria-Geral do órgão e o Conselho de Segurança. Porém, há, ainda espaços de discussão e definições em Viena (Áustria), Genebra (Suíça), Nairóbi (Quênia) e Haia (Países Baixos).
Edição: Aécio Amado
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil
Após dois anos e oito meses, Patriota deixa o ministério e será representante do Brasil na ONU
Patriota sai e Luiz Alberto Figueiredo assume Ministério das Relações Exteriores
Ministério Público da Bolívia diz que analisa pedir extradição de Roger Pinto Molina
Embaixador da Bolívia pede explicações ao Itamaraty sobre entrada de Pinto Molina no Brasil
Governo da Bolívia cobra explicações do Brasil sobre caso Molina
Ministério Público da Bolívia avalia possibilidade de cobrar explicações do Brasil
Bolívia diz que vinda de senador não afetará relações com Brasil