José Carlos Dias é confirmado como novo coordenador da Comissão da Verdade

26/08/2013 - 22h02

Da Agência Brasil

Brasília - O advogado José Carlos Dias foi confirmado hoje (26) como novo coordenador da Comissão Nacional da Verdade (CNV) durante a reunião dos membros da comissão.

Dias é o quinto coordenador da Comissão da Verdade. Os membros da CNV estabeleceram no início do mandato da comissão, em maio de 2012, que a coordenação é rotativa. Ele substitui Rosa Cardoso, advogada e professora universitária com atuação destacada na defesa de presos políticos da ditadura militar e que exerceu a função entre maio e agosto de 2013.

Na terça-feira (27), integrantes da comissão participam de um ato para relembrar os 33 anos do atentado terrorista contra a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Na ocasião, a secretária da OAB, Lyda Monteiro, morreu ao abrir uma carta-bomba endereçada ao ex-presidente da OAB carioca, o advogado Seabra Fagundes. A suspeita é que a carta-bomba tenha sido enviada por agentes do regime militar na tentativa de forjar um ataque de grupos de esquerda.

O ataque aconteceu em 27 de agosto de 1980, data posterior à criação da Lei da Anistia de 1979, entretanto até hoje o crime não foi totalmente esclarecido.

José Carlos Dias é advogado criminalista formado pela Universidade de São Paulo. Durante a ditadura defendeu presos políticos, atuando diretamente na Justiça Militar. Dias foi secretário da Justiça de São Paulo, entre 1983 e 1986, e Ministro da Justiça, entre 1999 e 2000. Ele é conselheiro e foi presidente da Comissão de Justiça e Paz de São Paulo.

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil