Diplomata Eduardo Saboia está no Itamaraty para ser ouvido sobre vinda de Pinto Molina ao Brasil

26/08/2013 - 18h51

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O diplomata de carreira Eduardo Saboia, apontado como principal responsável pela saída do senador boliviano Roger Pinto Molina da Embaixada do Brasil na Bolívia, já está no Itamaraty para prestar esclarecimentos. Saboia será ouvido pelo ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, e  secretário-geral do Itamaraty, Eduardo dos Santos. Há possibilidade de ser aberto inquérito para apurar responsabilidades sobre a retirada do boliviano de La Paz (capital da Bolívia).

Patriota foi chamado pela presidenta Dilma Rousseff para uma reunião agora a tarde no Palácio do Planalto para tratar do tema.

Com mais de 20 anos de carreira, Saboia é apontado como um profissional disciplinado, competente e dedicado. No entanto, desde que assumiu como encarregado de negócios (substituto temporário do embaixador) na Bolívia, há dois meses, Saboia reitera ao Itamaraty as dificuldades vividas por Pinto Molina, que ficou 455 dias abrigado na representação diplomática.

Saboia esteve duas vezes em Brasília relatando que o senador boliviano sofria de depressão e estava com problemas renais. Na última ocasião em que esteve no Itamaraty, o diplomata pediu para ser removido (deixar o posto) de La Paz para outro posto no exterior ou mesmo no Brasil.

O senador boliviano, que é opositor do presidente Evo Morales, ficou abrigado por 15 meses na embaixada brasileira na Bolívia desde que pediu asilo político ao Brasil. O salvo-conduto era negado pelas autoridades bolivianas que alegam que o parlamentar responde a processos judiciais no país por suspeita de corrupção.

Edição: Fábio Massalli // matéria atualizada às 18h13 para acréscimo de informações

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil