Cartes visita Brasil, Argentina, Uruguai e Chile em setembro

26/08/2013 - 9h30

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O novo presidente do Paraguai, Horacio Cartes, programou para setembro visitas ao Brasil, à Argentina, ao Uruguai e ao Chile. O Ministério das Relações Exteriores paraguaio confirmou as visitas e, embora sem itinerário definido, informou que a viagem começa por Buenos Aires, na Argentina, a partir do dia 11. A ideia é encerrar qualquer resíduo de mal-estar provocado por 14 meses de suspensão do Paraguai do Mercosul e da União de Nações Sul-Americanas (Unasul).

Antes da viagem, no próximo dia 30, Cartes participará da Cúpula da Unasul, em Paramaribo, no Suriname. É a primeira participação do Paraguai em reuniões da Unasul, desde a suspensão em junho de 2012. Na ocasião, os líderes regionais concluíram que o processo de impeachment do então presidente Fernando Lugo transgrediu a ordem constitucional.

Assessores de Cartes confirmaram também que ele participa da Assembleia Geral das Nações Unidas, em setembro.

De acordo com o ministério, com as viagens aos países vizinhos, Cartes retribui os convites de visitas que recebeu dos presidentes Dilma Rousseff, Cristina Kirchner (Argentina), José Pepe Mujica (Uruguai) e Sebastián Piñera (Chile) – que encerra seu governo em dezembro, quando se realizam as eleições presidenciais chilenas. Os convites foram feitos no dia da posse de Cartes, há duas semanas.

A escolha da Argentina para a primeira etapa da visita é estratégica. É na Argentina que vive a maior comunidade paraguaia da América do Sul. No país, Cartes vai se reunir com a presidenta e também com o chanceler Héctor Timerman.

*Com informações da agência pública de notícias de Cuba, Prensa Latina     //     Edição: Denise Griesinger
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil