Advogado compara situação de senador boliviano à de Snowden e Assange

26/08/2013 - 21h32

Luciano Nascimento
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O advogado do senador boliviano Roger Pinto Molina, Fernando Tibúrcio Peña, comparou hoje (26) a situação do seu cliente à de Julian Assange e Edward Snowden. "Ele é um exilado político, então ele continua na condição de exilado: a mesma situação que hoje tem o Snowden, na Rússia, ou o Julian Assange, em Londres. É exatamente a mesma", disse.

O australiano Julian Assange buscou abrigo na Embaixada do Equador, em Londres, na tentativa de evitar a extradição para a Suécia. As autoridades suecas querem interrogá-lo sobre delitos de ordem sexual. Porém, Assange, está prestes a completar um ano abrigado na embaixada equatoriana na capital inglesa. Ele teme que a Suécia autorize sua extradição para os Estados Unidos, onde deve responder sobre o vazamento de informações consideradas sigilosas, por meio do portal WikiLeaks.

O ex-consultor norte-americano Edward Snowden, de 29 anos, que denunciou, em junho, um esquema de espionagem a cidadãos dos Estados Unidos e estrangeiros por agências secretas de seu país. A denúncia provocou reações no Brasil e no mundo. Acusado de espionagem pelos Estados Unidos, Snowden está exilado temporariamente na Rússia.

O senador boliviano, que é opositor do presidente Evo Morales, ficou abrigado por 15 meses na Embaixada do Brasil em La Paz. No sábado (24), o parlamentar deixou a embaixada com o auxílio do diplomata Eduardo Saboia. O boliviano chegou nesse domingo (25) ao país por Corumbá (MS), onde se encontrou com o presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, Ricardo Ferraço (PMDB-ES). Os dois voaram em seguida para Brasília.

Nesta segunda-feira, o procurador-geral interino da Bolívia, Roberto Ramirez, disse que o Ministério Público boliviano estuda pedir a extradição de Pinto Molina. "Impossível isso, não tem a menor possibilidade, não tem nenhum embasamento legal para isso", disse Tibúrcio. Amanhã (27), o senador vai ser ouvido na Comissão de Relações Exteriores do Senado.

 

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil