Dilma vai ao Suriname para reunião da Unasul

25/08/2013 - 10h03

Luana Lourenço
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A presidenta Dilma Rousseff participa no fim desta semana da Cúpula da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), em Paramaribo, capital do Suriname. A reunião de chefes de Estado do bloco, marcada para sexta-feira (30), deverá marcar a volta do Paraguai à Unasul, após 14 meses de suspensão.

A Unasul é  formada por Bolívia, Colômbia, Equador, Peru, Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Venezuela, Chile, Guiana e Suriname. São países observadores o Panamá e o México.

O Paraguai ficou suspenso por 14 meses do Mercosul e da Unasul porque os líderes regionais dos dois blocos discordaram da forma como o então presidente Fernando Lugo foi destituído do poder, em 2012, por impeachment. Ao reconhecer a vitória de Horacio Cartes, em abril deste ano, Unasul e Paraguai começaram a se reaproximar.

Antes da viagem ao Suriname, Dilma participará de uma sessão especial no Congresso Nacional para comemorar os sete anos da Lei Marina da Penha, na terça-feira (27). No mesmo dia, a presidenta vai a Belo Horizonte (MG) para um evento do Plano Brasil sem Miséria e para a inauguração do centro cultural do Banco Brasil na cidade.

Na quinta-feira (29), Dilma vai a Campinas, onde fará a entrega de 520 unidades habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida e onde participa da formatura de 1,7 mil estudantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Edição: Andréa Quintiere

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil