Campanha de vacinação no Rio pretende atender a 293 mil crianças hoje

24/08/2013 - 16h36

Akemi Nitahara
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Até as 17 horas, 3 mil funcionários de 215 unidades básicas de saúde do município do Rio de Janeiro vão atender a crianças com até 5 anos no Dia D de Mobilização da Campanha de Atualização da Caderneta de Vacinação. A expectativa é que 293 mil crianças tenham a caderneta revisada.

A coordenadora do Programa de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Nadja Greffe, explica que a campanha é orientada pelo Ministério da Saúde e todas as crianças menores de 5 anos devem ser levadas aos postos de vacinação. “A convocação é que todos os pais ou responsáveis levem as crianças aos postos de saúde com a caderneta de vacinação, para que nossos profissionais possam fazer a avaliação. Identificando alguma vacina em atraso ou em falta, a atualização então vai ser feita com a aplicação dessas vacinas do calendário”.

No Rio de Janeiro, a campanha continua até dia 30. De acordo com Nadja, a estratégia das campanhas nacionais mudou. “Antigamente se fazia a campanha de vacinação da poliomielite em duas etapas, com uma em junho e outra em agosto. Desde o ano passado, o Ministério da Saúde orienta que a vacinação da pólio seja feita em apenas uma etapa, que foi feita em junho. Esse momento agora em agosto tem um outro objetivo, não é o segmento da paralisia, é uma campanha para atualização da caderneta para vacinas que estejam em atraso ou em falta, então é um momento de oportunizar a vacinação”.

A administradora Lívia Andrade levou o filho Jonilson, de 5 meses, ao Posto de Assistência Médica 13 de Maio, no centro, e aproveitou para se vacinar também. “Na semana passada tinha que ter tomado uma vacina, mas como ele teve uma bronqueolite, teve febre, não pôde tomar. Então o pediatra orientou que a gente viesse hoje. É bom ser no sábado porque é mais tranquilo, não tem que faltar ao trabalho. Eu e o pai dele estamos até aproveitando para atualizar a nossa vacina, de pneumocócita e meningocócita”.

A dona de casa Ana Célia Amorim do Nascimento levou a filha Camila, de 3 anos, ao mesmo posto, apesar de a caderneta estar em dia. “Está tudo certinho, eu acompanho sempre, mas hoje ela vai tomar uma vacina que mudou a data. Estava em dia, mas falaram que mudou a idade da tríplice viral, que antes era com 4 anos e agora faz com 3”.

Durante toda a semana, as unidades básicas de saúde terão disponíveis todas as vacinas do calendário nacional de vacinação da criança, como BCG, hepatite B, pentavalente, poliomielite inativada (VIP), poliomielite oral (VOP), rotavírus oral, DTP e tríplice viral.

De acordo com a SMS, a cobertura vacinal infantil no Rio está entre 90% e 95%, como recomendado pelo Ministério. “Quanto mais se aproximar dos 100% mais protegida estará a nossa população infantil”, diz a coordenadora.

Os locais de vacinação podem ser consultado no site da prefeitura do Rio  ou pelo telefone 1746, que funciona 24 horas.

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil