Aumento da competitividade também envolve aspectos sociais, destaca Carvalho

20/08/2013 - 12h59

Carolina Sarres
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O aumento da competitividade do Brasil depende não só de avanços econômicos, mas de sociais, disse hoje (20) o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho. Ele é uma das autoridades que participa hoje do seminário internacional O Trabalho e a Competitividade no Brasil e no Mundo. O ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, e o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Andrade, também compareceram à abertura do evento.

No seminário, serão debatidas as relações de trabalho em diversos países, as tendências e as principais mudanças do mercado de trabalho atual, e a evolução da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), principal lei trabalhista no Brasil, que completa 70 anos em 2013. 

O presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Carlos Alberto Reis de Paula, explicou, na abertura, que a livre iniciativa tem de estar ajustada a uma concorrência global, sem deixar de considerar que o trabalho é o principal instrumento de afirmação das pessoas no mundo.

"O trabalho não pode ser visto como um elemento de redução, podendo ser desvalorizado e precarizado. O desafio é encontrar a conjugação de interesses na valorização do trabalho sem que isso signifique perda de competitividade", observou o presidente do TST. Para ele, apesar dos 70 anos de existência, a CLT é uma legislação que desafia a reflexão.

De acordo com a vice-presidenta da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Carmen Helena Ferreira Foro, é fundamental que haja modernização sindical no Brasil, com amplas condições de organização e de se firmar contratos coletivos de trabalho.

"Sabemos que este ano [em que a CLT completa 70 anos] é de reflexões, mas entendemos que temos de partir daí rumo a caminhos que nos coloquem em patamares mais avançados do que os de hoje, de forma que o avanço da competitividade não signifique prejuízo aos trabalhadores", disse Carmem.

Edição: Talita Cavalcante

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil