Manifestantes saem em passeata pelo centro do Rio

19/08/2013 - 21h14

Vladimir Platonow
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Manifestantes, a maioria formada por integrantes do Black Blocs, participam neste momento de uma passeata pelo centro da capital fluminense. Eles saíram das escadarias da Câmara de Vereadores, na Cinelândia, e seguem pela Avenida Presidente Antonio Carlos.

O objetivo inicial dos manifestantes era ir para o Palácio Guanabara, sede do governo fluminense, no bairro de Laranjeiras, mas mudaram de ideia e tomaram o caminho que leva para a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). O trânsito está tumultuado no centro do Rio em função da passeata.

Os manifestantes, cerca de 200 pessoas, segundo a Polícia Militar (PM), fizeram um cordão de isolamento para evitar a aproximação dos policiais. A maioria está com o rosto coberto e usa escudos. Eles pedem a saída do governador Sérgio Cabral, o aprofundamento das investigações sobre o desaparecimento do ajudante de pedreiro Amarildo de Souza e protestam contra a forma como foi instalada a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Ônibus, na Câmara Municpal.

A PM acompanha os ativistas. Estão presentes policiais do Grupamento de Policiamento de Proximidade em Multidões (GPPM), criado recentemente com objetivo de mediar conflitos com manifestantes, na tentativa de evitar que os protestos descambem para a violência. Também estão presentes policiais do 6º Batalhão da PM. Eles usam escudos, capacetes e armas consideradas não letais.

 

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil