Parques de São Paulo recebem atividades de conscientização ambiental

17/08/2013 - 17h08

Flávia Albuquerque
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – Durante todo o fim de semana 70 parques da cidade de São Paulo oferecerão atividades gratuitas para incentivar a interação da sociedade e compartilhar ações para um estilo de vida mais saudável e sustentável. As atividades fazem parte da 1ª Virada Ambiental, organizada pela Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA).

As atividades estão divididas em temas como educação ambiental, artes, esportes, astronomia, coleta seletiva e de incentivo à arborização. De acordo com o diretor de parques e áreas verdes, Milton Persoli, o objetivo das atividades nos parques é buscar a conscientização, o conhecimento e a sensibilização ambiental da população. Apesar do frio e da garoa, Persoli, disse que está contente com a iniciativa e a participação das pessoas no Parque Ibirapuera.

“A intenção é começar a despertar com essa primeira virada, motivar à reflexão para o meio ambiente. Pensar sobre ações de sustentabilidade, reaproveitamento de materiais, motivar ainda mais a população que já tem feito algumas ações nessa direção. A Virada Ambiental é concentrar isso em um único final de semana, com grande quantidade de pessoas abraçando essa causa”, destacou Persoli.

Neste fim de semana o Parque Ibirapuera funcionará 24 horas promovendo as atrações. Entre as atividades estão a ciclorrota e trilhas noturnas, observação noturna do céu no planetário, exposições, oficinas, e a participação de organizações não governamentais (ONGs). “Vai ser bastante instrutivo e interessante para o público que comparecer”, disse o diretor.

Uma das oficinas, a de plantio de horta em garrafas PET, ensina como plantar mudas de ervas medicinais aproveitando um material que geralmente vai para o lixo de forma indiscriminada e muitas vezes vai parar nos rios. A professora de história, Antonia Vieira de Moraes, levou ao parque um grupo de cinco crianças e elogiou a iniciativa. “Estamos desenvolvendo um projeto sobre meio ambiente na escola e a virada foi uma oportunidade para trazermos os alunos para verem que não somos os únicos com essa preocupação”.

Antonia contou que adora cuidar de plantas e que costuma mexer na terra, mas que faz sem conhecimento nenhum, apesar de ter sido criada no meio rural onde sua família plantava legumes. “Eu tenho em vasos e dependendo da planta, ela morre quando não planto da maneira correta. Provavelmente, agora, vou saber cuidar melhor do meu jardim. Vou levar essas orientações para a minha vida e para os meus alunos”.

A coordenadora de projetos itinerantes da Fundação SOS Mata Atlântica, Romilda Roncatti, explicou que a organização não governamental (ONG) participa da Virada com um caminhão onde são feitas atividades, entre as quais o Cine Ambiental, com várias sessões durante o dia destinadas a todas as idades. “Temos jogos da memória, maquetes explicando sobre as áreas com floresta e desmatadas, uma casa que mostra o que fazer diariamente para colaborar com o meio ambiente. São várias atividades para sensibilizar as pessoas”.

Edição: Marcos Chagas

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil.